Avançar para o conteúdo
0
EDIÇÕES
0
EMPRESAS
0
PARTICIPANTES

O QUE É O PITCHING TALENT?

O Pitching Talent é um projeto que pretende englobar de forma integrada e versátil, as vertentes de ensino/formação e a interação estudantil com o mercado de trabalho.

Trata-se de um projeto dividido em 3 fases onde a ideia central é o Pitch, como forma de autopromoção de cada participante e onde se pretende um contacto mais personalizado com a realidade empresarial.

A última edição ocorreu em dezembro de 2021. 

READY

O primeiro dia do evento tem como nome “READY” e é caracterizado por ser um dia de seleção. Nesta fase todos os inscritos realizam um pitch para um painel de júri, constituído por representantes da empresa Gold Sponsor e de cada uma das empresas Silver Sponsor. Cada júri atribui uma pontuação ao candidato tendo em conta um conjunto de critérios anteriormente definidos. Os candidatos são selecionados de acordo com a pontuação obtida, uma vez que o número de vagas para os restantes dias é limitado. É enviado posteriormente o feedback a cada participante com a sua respetiva performance.

SET

Neste dia, o foco incide em potenciar o candidato através de formações/workshops dados por Profissionais inseridos em cargos de direção de empresas conceituadas, bem como oradores de diversas áreas, tanto no âmbito concreto do pitch como num âmbito mais geral, com a finalidade de desenvolvimento de soft skills nos participantes. Uma vez que os participantes já receberam o feedback do primeiro dia, esta fase é uma excelente oportunidade para se concentrarem naqueles pontos menos bons que precisam de melhorar.

Para dinamizar este dia, criamos a “Talk” – um debate, curto e eficaz, que chama a atenção para um único tópico. Conta com a presença de dois nomes da área da economia, na qual estes possam ter uma conversa enquanto partilham as suas experiências com os estudantes.

PITCH

Na última fase da atividade cada participante tem a oportunidade de pôr em prática aquilo que aprendeu no segundo dia. Cada candidato tem de preparar um pitch com um máximo de 2 minutos, com o qual se apresenta a cada uma das empresas em estilo de speed interview. Cada entrevista tem a duração de 5 minutos, permitindo que nos 3 minutos a seguir ao pitch haja um momento de feedback mais profundo ou então um momento de perguntas e respostas conforme o critério da empresa. No final de cada entrevista, cada empresa é responsável por atribuir uma pontuação ao candidato tendo em conta um conjunto de critérios anteriormente definidos, sendo que os candidatos com avaliações mais elevadas serão os vencedores do evento. 

EDIÇÃO 2021/2022

LIGHT SPONSORS

SILVER SPONSORS

GOLD SPONSOR

PRÉMIOS

FAQ´S

Qualquer aluno da Academia do Porto, seja de licenciatura ou mestrado, independentemente do seu curso ou idade, pode participar no Pitching Talent.

A participação no evento exige o pagamento de uma caução de 5 euros. Esta caução poderá ser devolvida no final do evento caso não faltes a nenhum dia sem justificação.

No entanto, também podes doar esse dinheiro à instituição “Grão a Grão Solidário”. A “Grão a Grão Solidário” pretende criar uma rede solidária de particulares e de instituições e auxiliar agregados familiares que se encontrem em situação de grande vulnerabilidade.  

Um Pitch consiste numa breve apresentação pessoal e profissional com vista a destacar-te dos demais. A ideia é que seja curta, direta e cativante. Vais poder aprender mais para elevares o teu Pitch ao próximo nível nas formações que perparamos para ti no “SET”.

As principais diferenças estão no formato de cada dia e no Pitch realizado pelos estudantes. No Ready, os estudantes devem fazer o melhor Pitch possível considerando o seu conhecimento prévio à atividade. Este será apresentado simultaneamente às empresas Gold Sponsor e Silver Sponsors. Já no Pitch, cada estudante terá a oportunidade de apresentar a versão melhorada do seu Pitch, tendo em conta a sua aprendizagem no Set, para cada uma das empresas parceiras do evento. 

EQUIPA 21/22

Inês Sá | Project Manager
Leonardo Teixeira | Project Manager
Mariana Melo | Gestão de Operações
Sofia Braga | Gestão de Operações
Lourenço Sousa | Gestão de Patrocínios e Empresas
Rafaela Castro | Gestão de Oradores
Sara D'Orey | Gestão de Oradores
Xavier Neto | Gestão de Oradores
Eduarda Silva | Gestão de Empresas
Margarida Coelho | Gestão de Empresas
Rita Mourão | Gestão de Empresas
Simão Rosas | Gestão de Empresas
António Rocha | Gestão de Divulgação e Comunicação
Filipa Cunha | Gestão de Divulgação e Comunicação
Francisca Paranhos | Gestão de Divulgação e Comunicação

Queres saber mais sobre esta atividade? Conhece as edições anteriores!