Avançar para o conteúdo

10 TED TALKS Inspiradoras para Universitários

Atualmente, a internet é uma constante nas nossas vidas, embora nem sempre a usufruamos de um modo frutífero. Assim, trazemos-te as ferramentas necessárias para que consigas adquirir motivação e inspiração para o dia a dia através das TED Talks.

Mas, o que são TED Talks? Trata-se de discursos limitados a 18 minutos cujo intuito é trazer algo novo e surpreendente ou uma ideia básica, cujo público alvo talvez já tenha conhecimento, porém, com um novo argumento convincente que desafia perspectivas.

Neste sentido, sendo estes vídeos perfeitos para visualizar a qualquer hora do dia, recomendamos-te fortemente as 10 TED Talks seguintes.

1 - Inside the Mind of a Master Procrastinator

Começamos pela TED Talk realizada por Tim Urban, graduado em Harvard, cujo tema é… a Procrastinação. Esta infeliz ocorrência casual no nosso dia a dia pode atrapalhar e frustrar os nossos maiores objetivos. Trata-se de um hábito que é facilmente adquirido, mas difícil de ser controlado. Todavia, esta prática é percecionada nesta palestra através de uma visão divertida e perspicaz. Com efeito, o orador apresenta um elenco familiar (e hilariante) de personagens que ajuda a entender o porquê de procrastinarmos e as consequências desta prática nas nossas vidas.

2 - What Adults can Learn from Kids

Na rotina atual da sociedade competitiva e acelerada, as ideias ousadas, a criatividade e, acima de tudo, os otimismos acabam por ser esquecidos. Deste modo, Adora Svitak, criança prodígio, leva-nos a acompanhar a sua jornada na sua TED Talk sobre como o mundo precisa do pensamento dito “infantil”. Segundo a mesma, os grandes sonhos das crianças merecem grandes expectativas, sendo necessária a predisposição dos adultos para apreender a forma de viver destas. Trata-se de uma TED Talk inspiracional para os dias stressantes do quotidiano do século XXI.

3 - The Power of Introverts

Por vezes, é comum o pensamento de que nem todos são capazes de melhorar, seja em termos académicos, ou em aspectos mais gerais da vida. Contudo, Carol Dweck, professora de psicologia da Universidade de Stanford, analisa a ciência por trás da motivação e consequentes recompensas, explicando como este comportamento é falacioso. Fundamentando as suas ideias com estudos realizados no cérebro como um dos pesquisadores pioneiros no campo da motivação, Dweck garante aos ouvintes que o poder de melhorar está dentro de cada um de nós.

4 - Why Students should have Mental Health Days

Em 2019, Hailey Hardcastle e a sua equipa tiveram aprovada uma lei em Oregon que permite que os alunos tirem um dia de folga da escola para priorizar a sua saúde mental. De modo a expandir e a concretizar a sua missão de ajudar os alunos a assumir o controlo de sua educação e saúde, ela realça a importância de priorizar a saúde mental no mundo académico. De facto, a jovem espera que o seu ativismo inspire outros jovens a alterarem o seu mindset e a criarem mudanças de maneiras significativas.

5 - What Your Grades Really Mean

A TED de Eva Ren demonstra que na sociedade competitiva atual, embora sejam muitas vezes cobiçadas, as notas não são tão indicativas de sucesso como comumente se pensa.  A exposição possivelmente vai ressoar e introduzir uma nova perspetiva sobre o papel do “eu” no processo de aprendizagem, enquanto relata uma diferente perspetiva sobre o sistema escolar e sobre os resultados académicos. Dado ser comum o stress entre os estudantes causado por estes resultados, esta, sem dúvida, trata-se de uma TED Talk que encoraja a não desistência e uma introspecção pessoal.

6 - The Best Kindergarten You’ve Ever Seen

Na palestra de Takaharu Tezuka, ingressamos numa jornada e num processo de design da estrutura escolar que realmente permite às crianças terem um crescimento ainda mais avançado, proporcionando uma infância enriquecedora. Esta TED Talk trata-se de uma das opções mais interessantes para estudantes, principalmente pela visão crítica sobre o mundo acadêmico e estudantil atual que aborda.

7 - The Secret to Student Success

Arel Moodie oferece uma palestra intensamente pessoal, revelando suas próprias tarefas e lutas mais difíceis como estudante. Tendo por base o conceito de coragem visualizamos a sua jornada desde o ensino primário até a faculdade, enquanto se desenvolve com a realidade de crescer num bairro difícil de Nova York.  O ponto fulcral da TED TALK é uma mensagem bastante motivadora que vincula as lições aprendidas ao longo da vida de Moodie.

8 - Everyday Leadership

A palestra de Drew Dudley no TED retrata o poder das relações e a sua proximidade com a liderança que todos nós possuímos, mas que podemos desconhecer. Com um toque de humor, o orador apresenta-nos o seu conceito de “Lollipop Moments”, uma técnica que, segundo este, pode ser usada para mudar o mundo. Dada a abordagem dinâmica e cómica em um assunto tão importante, este é um dos TED talks que mais recomendo.

9 - How a Student Changed her Study Habits by Setting Goals and Managing Time

Por vezes, a nossa perceção acerca do tempo que temos não é ideal. Nunca sabemos quanto tempo temos até começarmos a usá-lo: Esta é a premissa da TED Talk de Yana Savitsky, na qual demonstra como o método “Pomodoro” alterou a  forma como toma decisões no dia a dia em relação ao seu trabalho. Segundo ela, a técnica permitiu que tivesse o maior proveito possível do seu tempo.

10 - Where Good Ideas Come From”

Por fim, apresentamos a palestra motivacional de Steven Johnson, que explica como colocar o cérebro num ambiente onde a inovação é exponenciada. A partir da perceção de que a criatividade é um estado de espírito, Johnson compartilha os seus métodos para reconhecer momentos de bastante criatividade e transformá-los num espaço  sustentável para ideias originais e a descoberta de algo novo.

Leonardo Teixeira

Autor

in