Ready

O primeiro dia do evento tem como nome “READY” e é caracterizado por ser um dia de seleção. Nesta fase todos os inscritos realizam um pitch para um painel de júri, constituído por representantes da empresa Gold Sponsor e de cada uma das empresas Silver Sponsor. Cada júri irá atribuir uma pontuação ao candidato tendo em conta um conjunto de critérios anteriormente definidos. Os candidatos serão selecionados de acordo com a pontuação obtida, uma vez que o número de vagas para os restantes dias será limitado. No dia seguinte será enviado um ficheiro de feedback a cada participante com a sua respetiva performance.

 

Set

Neste dia, o foco incidirá em potenciar o candidato através de formações/workshops dados por Profissionais inseridos em cargos de direção de empresas conceituadas, bem como oradores de diversas áreas, tanto no âmbito concreto do pitch como num âmbito mais geral, com a finalidade de desenvolvimento de soft skills nos participantes. Uma vez que os participantes já receberam o feedback do primeiro dia, esta fase será uma excelente oportunidade para se concentrarem naqueles pontos menos bons que precisam de melhorar.

Pitch

Nesta última fase da atividade cada participante terá a oportunidade de pôr em prática aquilo que aprendeu no segundo dia. Cada candidato terá de preparar um pitch com um máximo de 2 minutos, com o qual se apresentará a cada uma das empresas em estilo de speed interview. Cada entrevista terá a duração de 5 minutos, permitindo que nos 3 minutos a seguir ao pitch haja um momento de feedback mais profundo ou então um momento de perguntas e respostas conforme o critério utilizado pela empresa. No final de cada entrevista, cada empresa será responsável por atribuir uma pontuação ao candidato tendo em conta um conjunto de critérios anteriormente definidos, sendo que os 3 candidatos com avaliações mais elevadas nos pitchs serão os vencedores do evento. 

Esta iniciativa é destinada a todos os estudantes da Academia do Porto, mas com principal enfoque para o estudante FEP.

O primeiro dia ocorrerá na parte da tarde e terás de apresentar um Pitch de 2 minutos às empresas. Serás alocado a um horário de 15 minutos que te será comunicado no dia 8 de dezembro.

No Set, vais ter um conjunto de formações quer de manhã quer de tarde. O horário previsto será das 9h30-13h e das 14h-16h, contudo este pode sofrer alterações.

O Pitch ocorrerá na parte da tarde e cada candidato será alocado a um horário específico, com a duração de 1 hora.

No final do “Pitch” haverá uma sessão de encerramento para anunciar os vencedores.

Um Pitch consiste numa breve apresentação pessoal e profissional com vista a destacar-te dos demais. A ideia é que seja curta, direta e cativante. Vais poder aprender mais para elevares o teu Pitch ao próximo nível nas formações que preparamos para ti no “SET”.

Comunicação, criatividade, conteúdo, estruturação do pitch, empatia.

As principais diferenças estão no formato de cada dia e no Pitch realizado pelos estudantes. No Ready, os estudantes devem fazer o melhor Pitch possível considerando o seu conhecimento prévio à atividade. Este será apresentado simultaneamente às empresas Gold Sponsor e Silver Sponsors. Já no Pitch, cada estudante terá a oportunidade de apresentar a versão melhorada do seu Pitch, tendo em conta a sua aprendizagem no Set, para cada uma das empresas parceiras do evento.

Através de um Google Forms, presente no site da FEP First Connection.

A participação no evento tem um custo gratuito. Apenas te pedimos uma caução de 7 euros que te será devolvida no final do evento caso não faltes a nenhum dia sem justificação. Tendo em conta a situação pandémica que estamos a viver e a necessidade de assumirmos um papel mais ativo na nossa comunidade, podes doar esta caução ao projeto COmVIDAs. A FEP First Connection ficará encarregue da entrega das doações ao projeto. Para saberes mais sobre este projeto, consulta o seguinte link:

Esta atividade é uma oportunidade única para te aproximares do tecido empresarial, especialmente no contexto de pandemia que vivemos. Sendo a atividade realizada inteiramente online, poderás com a máxima segurança e conforto pôr em prática o teu Pitch, preparando assim a tua entrada no mercado de trabalho. Estarás também a fazer networking com diversas Empresas, que te podem conhecer melhor e ao mesmo tempo dar-te feedback de aspetos em que possas melhorar o teu Pitch. Porque o Futuro é Hoje!